Gratuita e disponível para download, publicação contribui para divulgar guias e informações sobre comunicação da ciência

livreto extensao

Texto: Vanessa Vieira

Quais são as diretrizes e boas práticas adotadas por universidades e instituições de pesquisa para comunicar a ciência? A questão foi investigada pelos comunicadores Gabriel Antonoff, Mateus Rodrigues e Mateus Schmidt, com o apoio de Nícolas da Silva Monteiro, e deu origem ao Livreto de Extensão: Traçados da Ciência. Compilado Analítico de Manuais e Guias de Divulgação Científica.

> Baixe o livreto

Gratuito e disponível para download, a publicação traz uma análise concisa de manuais e guias de divulgação científica a partir de critérios como objetivo do material, público-alvo e conteúdo.

Critérios de Análises

A pesquisa que ancorou a produção do livreto está detalhada no memorial Casa e ferreiro, espeto de pau?, parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos autores e egressos de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília. A pesquisa também resultou na publicação Diálogos: um guia para divulgação científica em linguagem simples.

Os produtos foram desenvolvidos no âmbito de disciplina de extensão ofertada em 2023 pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Os trabalhos foram orientados pela doutora em Comunicação e jornalista da Secretaria de Comunicação da UnB, Gisele Pimenta, e teve apoio do Projeto de Extensão da Revista Darcy.