Linguagem textual, visual e conteúdo estão entre os aspectos avaliados por graduandos da UnB. Pontuação média da publicação ficou acima dos 80%, classificação tida como boa ou ótima

Texto: Vanessa Vieira

Critérios de Análises

Interessante, contextualizada e humana são as três características que melhor representam a revista Darcy na análise de estudantes de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília. Para 94% deles, a clareza da linguagem utilizada é boa ou excelente e 82% afirmam que os recursos visuais da publicação contribuem positivamente para entender o assunto abordado.

A análise foi feita por 27 estudantes matriculados na disciplina Extensão em Comunicação, no primeiro semestre de 2023. Os dados foram obtidos a partir da leitura crítica das edições de número 22 a 29 da revista de jornalismo científico e cultural da UnB.

Linguagem

Linguagem Visual

O grupo analisou seções, artigos e reportagem com foco em aspectos da linguagem textual (clareza, facilidade e criatividade); do conteúdo (contextualização dos termos, dificuldade de compreensão, profundidade do assunto); e da linguagem visual (recursos gráficos, contribuição do recurso, atratividade e criatividade).

Foram mapeadas, ainda, as áreas do conhecimento mais contempladas nas edições analisadas, tendo predominado Ciências Humanas (24%), Ciências Sociais Aplicadas (17%) e Saúde (11%).

Áreas do conhecimento

Outra avaliação foi do perfil de fontes entrevistadas: 36% é docente da UnB, 16% docente ou pesquisador de outra instituição, 14% estudante da UnB, 7% técnico da UnB, e 28% não pertence a nenhuma dessas categorias (público geral).