LINHA DO TEMPO

Linha do tempo apresenta fatos e momentos históricos da UnB

Foto: UnB Agência

Texto: Gisele Pimenta e Thaíse Torres

Seis décadas de um percurso que une desenvolvimento científico, excelência no ensino, vanguarda social e luta democrática. A UnB celebra mais um ano de existência reafirmando seu compromisso com a valorização da educação, da ciência, da cultura e da sociedade. A universidade necessária, na visão do antropólogo Darcy Ribeiro, pauta-se pelo desenvolvimento e pela integração. Aplica saberes científico, humanístico e tecnológico para qualificar pessoas, mas também em favor da autonomia e da transformação social.

Essa seção, apresentada pela edição 27 da Revista Darcy, reúne fatos marcantes da história desta sexagenária. Memória que informa, orienta e projeta a instituição.

A reportagem ainda inspira uma exposição fotográfica homônima, ambientada por produção sonora imersiva que narra alguns destes momentos. Os episódios são fruto da parceria entre a publicação científica, o UnBCast, o LabÁudio e o projeto Comunicação nos 60 anos da UnB.

Episódio 1 - A Universidade necessária

A Universidade necessária nasce no dia 15 de dezembro de 1961, quando o presidente João Goulart sanciona a lei que cria a Fundação Universidade de Brasília. Porém, a UnB só foi inaugurada meses depois, em 21 de abril de 1962. O Auditório Dois Candangos estava cheio para a celebração da Universidade da nova capital do país, Brasília. O nome do auditório homenageia os operários Xavier Gomes e Gedelmar Marques, mortos após desabamento durante a construção do local.

Episódio 2 - As intervenções da ditadura militar

A ditadura militar brasileira começou dois anos depois da inauguração da Universidade de Brasília. Policiais invadiram o campus da UnB em busca de armas e materiais de propaganda considerados subversivos. O mandato do reitor Anísio Teixeira foi cassado e o governo militar nomeou o médico Zeferino Vaz para o cargo. Em protesto à repressão, mais de duzentos professores e assistentes assinaram pedido de demissão coletiva, em 1965. No período, a UnB chegou a perder quase 80% do quadro docente. A retomada democrática na Universidade de Brasília veio junto com o processo de redemocratização do país. Em 1985, o então professor Cristovam Buarque foi escolhido reitor pela comunidade.

Episódio 3 - Obras simbólicas nos quatro campi

Aos poucos, as estruturas físicas da UnB cresciam e a comunidade assistia à inauguração de espaços voltados ao convívio universitário. É o caso do Centro Olímpico (1971), do Restaurante Universitário (1975) e dos três campi fora da região central do Distrito Federal: Faculdade UnB Planaltina (2006), Faculdade UnB Ceilândia (2008) e Faculdade UnB Gama (2011).

Episódio 4 - Pioneirismo e inclusão

A UnB é uma instituição de vanguarda. Entre as propostas inovadoras, destacam-se o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e a implementação de cota racial nos sistemas de ingresso à Universidade. Em 2003, a instituição aprovou a reserva de 20% das vagas do vestibular para pessoas pardas e negras, além de cotas para indígenas. As políticas de ação afirmativa alcançaram a pós-graduação no ano de 2020. Desde então, os programas precisam reservar 20% das vagas dos editais de mestrado e doutorado para candidatos negros e destinar ao menos uma vaga adicional para ingressantes indígenas e quilombolas.

No campo da identidade de gênero, a Universidade garante a travestis e transexuais o respeito ao uso do nome social desde 2017.

Já as pessoas com deficiência dispõem da política de acessibilidade, documento que reúne as diretrizes para a prestação de serviços a esse público e para promover a inclusão universitária e social.

A mais recente iniciativa pioneira ocorreu em 2022, com a criação da Secretaria de Direitos Humanos.

Episódio 5 - Protagonismo Científico e Tecnológico

A pandemia causada pelo novo coronavírus deixou rastros nunca vistos. Na Universidade de Brasília, desde março de 2020, situações inéditas e desafiadoras surgiram. A instituição teve o semestre suspenso por cinco meses e, em agosto, o semestre letivo foi retomado na modalidade remota. O fato exigiu melhorias em sistemas e plataformas, além de fluxos mais dinâmicos e eficientes e apoio complementar para alunos em situação de vulnerabilidade social. No campo científico, a Universidade de Brasília aplicou mais de R$ 30 milhões de reais em cerca de 170 iniciativas dedicadas ao combate à covid-19.

Episódio 6 - Democracia e luta

A Universidade de Brasília se destaca entre as instituições que lutam pela democracia e pela igualdade no Brasil e no mundo. Essa história é marcada por mobilização e resistência, e pelo reconhecimento de quem defende a justiça social. Entre essas personalidades, lembramos do líder e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e do antropólogo Darcy Ribeiro, que receberam da UnB o título de doutor Honoris Causa.

Confira algumas fotos da exposição Memória UnB: 60 anos de protagonismo