Quais as habilidades imprescindíveis à leitura crítica no século XXI? É preciso analisar, interpretar, aplicar, refletir de forma crítica. É necessário identificar os recursos linguísticos utilizados para expressar pontos de vista. É vital discernir fatos de opiniões. Saber LER, então, é o passo mais importante para fazer uma boa redação no Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB).
A leitura de variados estilos e gêneros textuais estimula o raciocínio, diversifica o vocabulário e aprimora o senso crítico. Mas, no momento da prova, é ainda mais importante ler as orientações que estão bem ali, no caderno de questões. Qual é o tema a ser desenvolvido? Qual a estrutura textual solicitada? Será um texto descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo, instrucional? Qual o limite de linhas? Parece óbvio, mas muitos têm a nota comprometida por não cumprirem as orientações básicas.
Na redação do PAS, o critério de avaliação mais abrangente refere-se à apreensão e ao desenvolvimento do tema. Por isso, preste muita atenção ao que é pedido no comando da prova. Veja se há textos motivadores junto ao enunciado orientador ou se, nas outras páginas do exame, existem outros trechos correlacionados ao tema. Atenção, não é para copiá-los. Esses elementos são úteis para despertar ideias e enriquecer informações. Eles também ajudam a evitar um erro grave: a fuga ao tema, quando nem o assunto mais amplo nem o tema proposto são desenvolvidos.
São avaliados, ainda, o respeito à estrutura textual solicitada, a apresentação adequada da redação, o domínio da expressão escrita e aspectos como legibilidade, ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular. Escrever bem importa, sim. Mas, acredite, é mais fácil do que parece.
Algumas dicas para ajudar a ter um bom desempenho na redação do PAS:
- Organização: após ler e apreender o comando da questão, liste as ideias que surgirem, escolha os argumentos a serem usados, estabeleça uma sequência lógica. Redija o texto de forma conexa e organize os parágrafos criando uma relação entre eles. Lembre-se de observar qual o gênero textual solicitado.
- Coesão: um texto coeso é harmônico não só nas ideias, mas também entre seus elementos constitutivos. Use de forma adequada conjunções (mas, porém, todavia, contudo), preposições (até, acima, sob, sobre), advérbios (logo, depois, anteriormente). Escolha, com cuidado e parcimônia, referências, reiterações e substituições para evitar repetição de palavras. Mantenha correlação entre os tempos verbais utilizados.
- Domínio da língua: o domínio da língua na prova do PAS pode ser demonstrado pelo conhecimento das convenções da escrita e dos aspectos gramaticais. Ou seja, saber acentuação, ortografia, separação silábica, emprego do hífen e uso de letras maiúsculas e minúsculas; concordância verbal e nominal, flexão de nomes e verbos, pontuação, regência verbal e nominal, colocação pronominal.
- Propriedade vocabular: é importante se atentar à seleção dos termos e ao emprego adequado das palavras, isto é, observar se as palavras estão sendo usadas no sentido correto e apropriado naquele texto. Evite o uso de oralidades, gírias e termos informais, bem como deixe de lado os termos rebuscados, que não agregam e podem dificultar a compreensão do texto.
- Legibilidade: seja letra cursiva ou de forma, a redação deve ser escrita de forma legível. Não é uma questão de beleza, mas de permitir a leitura correta do que foi efetivamente escrito; escrever de tal forma que uma letra não se confunda com outra.
- Por fim, a redação do PAS não precisa virar sua assombração! Tenha calma, mantenha o foco e siga o que for solicitado. Esse é o caminho para uma boa prova!