Iniciativa contribui para formação de estudantes de Jornalismo e aproxima a publicação da comunidade

webinários Darcy nas escolas

Webinários Darcy nas escolas é um dos resultados do projeto de Extensão da Revista Darcy. Imagem: Reprodução.

Texto: Secretaria de Comunicação da UnB

Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade de Brasília, está mais perto da sociedade e da comunidade acadêmica. A conquista tem sido possível graças ao Projeto de Extensão da Revista Darcyem execução desde março de 2021 pela Secretaria de Comunicação (Secom) em parceria com a Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB. Com a iniciativa, a revista pôde ampliar a participação de estudantes universitários em seus processos de produção e promover atividades e serviços destinados à comunidade em geral.

Entre os resultados já consolidados estão dois webinários realizados pela revista em setembro e outubro como parte da programação da Semana Universitária 2021. As atividades envolveram debates sobre os conteúdos divulgados em edições da Darcy e sobre o processo produtivo da revista, etiveram ampla participação de estudantes de ensino médio de escolas públicas e de discentes universitários.

“Essa aproximação com a sociedade e com a comunidade acadêmica é fundamental para a Darcy cumprir sua missão de popularizar e democratizar o acesso à ciência, comunicando o conhecimento produzido pela Universidade de Brasília”, avalia a editora da revista e coordenadora executiva do projeto, Vanessa Vieira.

Confira a gravação dos webinários, transmitidos pelo canal do Decanato de Extensão no YouTube:

>> WebinárioDarcy nas Escolas: Conhecendo o fazer jornalístico a partir da reflexão sobre desigualdades e pandemia

>>WebinárioDarcy nas Escolas: Olhares sobre desigualdades pelo fotojornalismo

ENTENDA – Desde sua concepção, em 2009, a revista foi pensada tendo o pilar extensionista como uma de suas características. À época, a proposição foi feita pelo docente Luiz Gonzaga Motta, coidealizador da publicação, e aprovada pelo Conselho Docente da FAC.

Em 2021, essa dimensão é retomada. Por meio do Projeto de Extensão da Revista Darcy, o veículo de comunicação agregou dois graduandos de Jornalismo como extensionistas em seus processos produtivos. Essa atuação dá aos universitários a oportunidade de experimentar o fazer jornalístico e contribui para a formação acadêmica e profissional dos discentes. Além disso, agrega mais colaboradores na produção da revista.

A iniciativa também fortalece os elos da Darcy com a sociedade com ferramentas e recursos da extensão universitária. Recentemente, a publicação solidificou sua parceria com o Centro Educacional 104 (CED 104) do Recanto das Emas, escola pública do Distrito Federal. A colaboração aproxima estudantes de ensino médio da instituição dos conteúdos científicos produzidos pela UnB e divulgados na revista, que passou a ser adotada como material paradidático.

A consolidação da parceria com o CED 104 do Recanto das Emas demonstra a maturidade alcançada pelo projeto de extensão da revista Darcy. Agora, chegou o momento de expandir, e chegar a muitas outras escolas, multiplicando a colaboração da UnB com a rede de Ensino Médio do DF”, projeta o secretário de Comunicação Paulo Schnor.

A Secretaria de Comunicação (Secom/UnB) pretende ampliar a parceria com outras escolas públicas do DF a partir do lançamento da edição 26que homenageia o educador Paulo Freire por seu centenário de nascimento em 2021.

INSTITUCIONAL – O Projeto de Extensão da Revista Darcy foi aprovado, em março, por meio do edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) do Decanato de Extensão (DEX). A iniciativa é gerida pelo secretário de Comunicação, Paulo Schnor, junto com o docente da FAC Sérgio de Sá.

Interessados em participar do projeto como voluntários ou em firmar parcerias podem contatar a equipe da Darcy pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..