Reitora da Universidade de Brasília traz reflexões sobre o futuro da instituição e apresenta as mais recentes conquistas

artigo reitora site 1

Texto: Márcia Abrahão*

Ilustração: Marcelo Jatobá

Considero disruptiva e ousada a campanha institucional Futuro é agora, uma iniciativa gestada em parceria entre a Secretaria de Comunicação (Secom), a UnBTV e a Assessoria de Comunicação (Ascom). Marcar o ano de 2023 dessa forma reflete a vontade de Darcy Ribeiro, como sempre quis e sonhou, ao pensar a Universidade de Brasília como espaço inventado para criar novas maneiras de enfrentar problemas e encontrar soluções.

De fato, temos pressa! E propor que o futuro seja agora faz todo o sentido no momento histórico do país. O futuro já se apresenta como forma de recuperar o que deixamos para trás em tempos recentes de pandemia e de ataques à ciência e à educação. Precisamos estar preparados para enfrentar as demandas do amanhã a qualquer momento. O agora tem sido reinvenção e busca constantes para nos adaptarmos aos desafios do mundo contemporâneo.

Márcia Abrahão. Foto: Beto Monteiro.

04dez2020 MarciaAbrahao BetoMonteiro Nossa gestão tem feito futuro no agora todos os dias. Nosso propósito tem sido mostrar a importância da instituição para a sociedade brasileira e enfatizar seu compromisso com a formação de cidadãs e cidadãos capazes de atuar como agentes transformadores da realidade. Questões como a sustentabilidade, os direitos humanos e a modernização de nossos espaços acadêmicos e administrativos figuram entre as nossas prioridades.

Comemoramos a concessão dos prêmios Anísio Teixeira e Mireya Suárez em dezembro de 2022 e a aprovação da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão em 2023, na Câmara de Direitos Humanos. O Conselho de Administração (CAD) também aprovou a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual, Discriminações e Outras Violências.

Além disso, retomamos a obra de uma das últimas estruturas inacabadas da UnB, onde será a Unidade Administrativa e de Serviços (UAS), prédio da antiga Fundação Universitária de Brasília (Fubra). Outras duas grandes conquistas têm o futuro no DNA: as construções de uma creche, denominada Centro de Ensino da Primeira Infância (Cepi), e de um centro de pesquisa em primeira infância. Oferecer educação de qualidade desde o início da fase escolar é imperativo para que tenhamos um amanhã promissor.

Não é possível pensar em futuro sem pensar em conhecimento, inovação e sustentabilidade. Chegamos ao ponto em que se tornou impossível não tratar o meio ambiente como compromisso cotidiano. E o papel da Universidade é sempre se manter na vanguarda, sendo exemplo para a sociedade. Dessa forma, com esforço e aplicação de tecnologias, a Faculdade UnB Gama atingiu a autossuficiência energética. Na UnB, são 12 usinas fotovoltaicas em funcionamento, o que gera economia de R$ 960 mil anuais e contribui para a diminuição do consumo de recursos naturais. Hoje temos um dos maiores parques de energia limpa entre as universidades federais.

A campanha Futuro é agora, já presente em todo o material de comunicação da Universidade, reforça a importância da universidade pública em seu papel de fazer a diferença na vida das pessoas e na construção de um país mais justo e igualitário. A UnB nasceu e cresceu com vocação para ser participativa, consciente e inovadora. E, tendo atuado por mais de 60 anos, formou lideranças e profissionais capacitados para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro digno para todos, sempre fomentando os direitos humanos. A UnB reconhece a importância da promoção da igualdade de oportunidades e do respeito à diversidade de raça, gênero, orientação sexual, religião e outros aspectos humanos.

O lema pretende a colaboração de todas e todos. O design quer estar em diversos lugares ao mesmo tempo, imprimindo a marca de uma instituição que ressalta a diversidade e a inclusão como valores fundamentais. A identidade visual, com elementos de lambe-lambe e arte de rua, convida a sociedade a participar da Universidade. A campanha, assim, inova e projeta a UnB para o novo tempo que já estamos vivendo. Porque ciência se faz agora, hoje e sempre.