Texto Kárin Ventura Ilustração Marcelo Jatobá

 

O vocativo é uma forma linguística usadapara o chamamento ou para interpelar o interlocutor em um discurso direto. Ele serve para chamar, pôr em evidência a pessoa ou coisa a que nos dirigimos.

 

João, saia daí! Você, meu amigo, pode entrar! Felicidade, onde se esconde?

 

O vocativo também é costumeiramente usado precedido de Ó, como em: Ó, menino, venha cá! Em todos os casos, pode vir representado por substantivos ou por pronomes. Algumas particularidades envolvem o vocativo. Por vezes, ele assume o papel de uma frase exclamativa à parte, ou um fragmento de oração, como abaixo.

 

Coitadinho! Deve ficar muito triste quando fica sozinho... Desgraçado! Será que morreu? Por outras, se aproxima do aposto explicativo: E vocês, senhoras, o que esperam da nova administração?

 

Quando usado em conjunto com o pronome meu e suas flexões (meus, minha, minhas), o vocativo pode indicar tratamento cerimonioso — Pois não, minha senhora, aqui está! —, indicar afetividade ou intimidade — Volte sempre, meu caro —, ou até mesmo ironia — Se você, meu querido, voltar a bater em minha porta...

 

Partindo dessa ideia, o importante é saber que o vocativo sempre vem acompanhado de sinal depontuação, sendo a vírgula o principal deles (outros sinais comuns são dois-pontos e ponto de exclamação). Tchau, amor. Até amanhã! É muito comum, na comunicação espontânea, o vocativo corresponder a um título, nome próprio, termo carinhoso ou pejorativo. Isso pode ser visto com frequência nas trocas de e-mails e mensagens pelo celular. Mesmo em situações informais como essas, é importante se atentar às normas de pontuação, para evitar que os textos se tornem ininteligíveis.

 

Sabe onde é corriqueiro nos depararmos com situações comunicativas que apresentam o vocativo desacompanhado da vírgula? Em panfletos, propagandas, placas de advertência, e-mails, mensagens pessoais pelo celular etc.

 

Então, da próxima vez que você mandar um e-mail, lembre-se: use vírgula após o vocativo ;)

 

Caros leitores, Espero que tenham aproveitado esta edição da Darcy!