ENSAIO VISUAL

 

Texto André Gomes

 

A UnB não para. Pelo campus Darcy Ribeiro, circulam cerca de 50 mil pessoas diariamente, espalhadas por quase 4 milhões de m2, o equivalente a 370 campos de futebol. É uma pequena cidade, estendendo-se por uma grande área da Asa Norte.

 

Este ensaio registrou parte do que acontece no dia a dia do campus. Ao longo das 24 horas do dia, a rotina da Universidade inclui, além das tradicionais aulas, uma série de atividades, algumas inusitadas, outras corriqueiras, tudo acontecendo de maneira simultânea.

 

Clicamos desde o alvorecer, com a chegada dos primeiros ônibus, o famoso 110, e da abertura dos portões do ICC (Minhocão), até o término das últimas aulas e o início do plantão noturno da Biblioteca Central da UnB (BCE), que segue madrugada adentro.

 

Testemunhamos uma universidade vibrante, que pulsa nas diferentes pesquisas nos cerca de 700 laboratórios, mas também nas aulas de dança, palestras, treinos de animadoras de torcida (cheerleaders), mesas cheias na BCE e até nas rimas da já famosa Batalha da Escada.

 

Unidos pelas três refeições diárias oferecidas no Restaurante Universitário (RU), os três turnos da UnB respiram educação, arte, cultura e esporte. Por aqui passam pessoas de todas as idades, de diferentes lugares. Formam um mosaico de cores, sons, aromas e texturas nas 24 horas do dia. É o retrato de uma instituição plural, democrática, aberta para o livre pensar, para a livre criação e a livre circulação de pessoas. São muitas peças, todas fundamentais para a engrenagem toda funcionar.

 

Venha acompanhar um dia inteiro no campus. Seja bem-vinda(o)!

 

.